quinta-feira, 10 de março de 2011

Experiência

O trecho abaixo é do autor Jorge Larrosa Bondía, do texto "Nota sobre a experiência e o saber da experiência.". Escolhi em especial este trecho para iniciar este blog por ele ter me ajudado quando escrevi minha monografia, pois sintetiza uma busca pessoal minha por um tempo mais reflexivo e prazeroso. Resume muito o que acredito ser um eixo que o universo lúdico tenta levar às pessoas, pois ele vai contrário à rapidez "indigesta" que corre os dias de hoje, do qual faço parte, mas quero cada dia estar mais conciente para achar meu ritmo neste tempo e meu espaço. Convido quem quiser também refletir com este trecho a enviar sugestões, críticas, histórias, textos, piadas, o que for.
Grato pela atenção e boa leitura!
"A experiência, a possibidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário