domingo, 13 de março de 2011

Pega-Pega do Abraço



Particularmente adoro brincadeiras de pega-pega, são atividades simples, dinâmicas e divertidas, com regras fáceis de assimilar e as crianças modificam e criam com facilidade.
No Brasil temos uma grande variedade de pega-pegas e o pega-pega do abraço é um dos que mais me encanta. Aprendi esta brincadeira quando há três anos atrás a professora Dani me procurou para ajudá-la com atividades que melhorassem o relacionamento de seus alunos, com isto começamos a procurar diversas atividades com o objetivo de melhorar a cooperação e o contato entre eles, e uma das atividades encontradas foi o pega-pega do abraço no livro do Fábio Brotto que deu muito certo.
Mais para frente vou postar algo sobre o Brotto, já que é uma daquelas pessoas que todos deveríamos conhecer. É especialista em jogos cooperativos, mas o mais importante é que tem em seu discurso sua prática.
Depois também propus o pega-pega do abraço em diversas turmas com diferentes idade e é muito interessante como cada idade se envolve diferentemente nesta brincadeira: os pequenos em geral não param de se abraçar desde o início da proposta enquanto os maiores têm vergonha no início mas depois curtem muito.


PEGA-PEGA DO ABRAÇO
Para esta brincadeira utilizamos uma bola. O pegador inicia a brincadeira com a bola tentando colocá-la (com cuidado, é claro) na barriga dos colegas, quando ele consegue ele entrega a bola para quem foi "queimado" e este passa a ser o pegador. Para não ser queimado os outros participantes podem fugir ou dar um abraço em alguém como forma de proteção, já que abraçado com qualquer colega o pegador não pode queimá-lo. A brincadeita termina quando os particpantes cansam ou quando o tempo acaba.
Alguns pontos para combinar: a bola não pode se arremessada, os jeitos de se defender que são fugir ou abraçar outra pessoa, não valendo abraçar a si próprio nem encostar a barriga na parede ou no chão.
Dica: como não dá para obrigar ninguem a abraçar o colega, o que costumo fazer são pequenas pausas nas quais faço elogios àqueles que escaparam de serem queimados abraçando alguém, quando volta a brincadeira aqueles que não abraçaram em geral começam. Também sempre converso para que tentem abraçar quem ainda não abraçou.
Experimentem esta atividade, pois é muito bacana.

Um comentário:

  1. Não entendi uma coisa, se todo mundo ficar abraçado o que faz o pegador?? E ai, a brincadeira acaba?? Ou só dá pra jogar se tem um número ímpar de pessoas a serem pegas??

    abs

    ResponderExcluir