quinta-feira, 10 de março de 2011

Ameba

AMEBA
Este jogo foi a sensação entre os alunos do ano passado nas aulas de jogos e brincadeira. Uma brincadeira simples com número ilimitado de participantes, podendo ter variações e alterações nas regras conforme o espaço, tempo e criatividade dos participantes. Acredito na verdade que todas as atividades, brincadeiras e jogos podem ser alteradas conforme a necessidade e criatividade, faço isso constantemente em minhas aulas escutando e observando os alunos que sempre têm algo a acrescentar.


Descrição da atividade: Os participantes espalham-se pelo local da atividade, uma bola é sorteada para um participante e o jogo começa. Quem estiver com a bola não pode andar e deve tentar queimar os demais colegas. Quem for queimado torna-se Ameba e deve sentar no lugar em que foi queimado (no início faço com que a Ameba fique parada, mas depois também fazemos partidas onde a ameba anda sem se levantar). Quem torna-se ameba só pode levantar quando tocar na bola ou tocar em outro colega que não seja ameba. Neste caso, o colega tocado torna-se Ameba em seu lugar. Frequentemente combinamos que não vale "rebatida", ou seja, quando alguem é pego pela Ameba não pode sentar-se e encostar imediatamente no colega que o pegou, um combinado que ajudou na harmonia da atividade. Esta atividade pode ser feita em qualquer ambiente e com quantas bolas desejar, em qualquer idade e é muito divertida.


Quem nunca jogou... JOGUE.

Um comentário:

  1. Grande Luizão...adorei o blog.
    Gostei mais ainda de ver a queimada ameba aqui, que saudades desse jogo com a mulecada. Você descreveu muito bem essa deliciosa atividade, parabéns.
    bjão meu amigo

    ResponderExcluir